sábado, 6 de outubro de 2012

Novos ares...

Amanhã, Domingo 7, é dia de Eleições para prefeito e vereador em todo território nacional. E nós, como moças de familia que somos, resolvemos fazer uns lembretes importantes.


1º - Sua opinião faz diferença SIM !
Estamos vivendo um novo tempo político no mundo...A julgar pelas revoluções em efeito dominó que aconteceram recentemente com a queda de Kadafi, Mubarak, entre outros...que mostram a força da juventude e dos movimentos estundantis. Sei que parece muito distante de nós, mas o que vemos nessas eleições são jovens fugindo da alienação politica e Tomando Partido, no melhor sentido dessa expressão. A continuidade de governos autoritários depende única e exclusivamente da vontade do povo, que não sabia até ontem a força que tem, mas agora sabe. E por isso, nós, as moças, não  vendemos nossos votos, não votamos Nulo ou em Branco. Porque acreditamos no poder da nossa opinião.

2º - O que acontece quando você vota Nulo ou Branco ?
"De acordo com a Constituição e o Código Eleitoral Brasileiro, um candidato é eleito pela contagem dos votos válidos. Ou seja, pela soma do total de votos menos brancos e nulos. Na prática, no caso de candidaturas majoritárias (prefeitos, governadores e presidentes), vence aquele que tiver o maior número de votos, contando apenas com os registros nominais. Assim, por exemplo, se em uma cidade com cem moradores 99 votarem nulo e um votar em algum candidato, esse político que recebeu um voto será eleito - logo em primeiro turno, por ter mais de 50% dos votos válidos."

Logo se você anula seu voto, você está não apenas se abstendo da escolha, mas também permitindo que outras pessoas façam isso por você. É como deixar sua mãe escolher seu namorado, tem 90% de chance de ela escolher errado.

3º - Analise as propostas !
 Eu sei, falta um dia pra eleição, mas ainda dá pra ler os programas de governo e fazer a melhor escolha. Não se deixe enganar pela música chiclete do candidato ou por aqueles que se auto-intitulam " Ficha Limpa"...PESQUISE ! Alguns minutos do seu tempo podem te fazer mudar de idéia. Assista aos vídeos das organizações apartidarias, é um jeito bem bacana de saber a verdade por trás de cada candidato. Nenhum deles é santo, mas talvez seu escolhido possa fazer da sua vida um INFERNO, cuidado !

4º - NÃO acredite em pesquisas eleitorais.

ELAS MENTEM.

5º- Não esqueça...

Documento com foto
Sua zona de votação (procure aqui o local de votação http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao )
Seu senso critico
Beber só depois de votar. ;)

Agora sim, pode ir votar tranquilo.

0 comentários:

Postar um comentário

Colheres de açúcar